PREPARATIVOS PARA A FESTA DE ANIVERSÁRIO INFANTIL

como fazer festa infantil

Como organizar uma maravilhosa festa de aniversário para as crianças


Os primeiros passos para a organização de uma festa de aniversário para crianças devem ser dados com muita antecedência. Se seu filho é um bebê, é lógico que serão os pais que decidirão o que fazer.

A partir de 3 ou 4 anos de idade, é conveniente que se escute as opiniões das crianças, para que possam expressar seus desejos e sonhos. Juntos, pais e filhos podem decidir que tipo de festa querem, a quem desejam convidar, que comida será servida e que tipo de atividade ou jogos que querem fazer. Assim que entrarem em acordo, mãos à obra!

festa para criança fazer.jpg

5 passos para preparar uma festa de aniversário infantil

1 – Determinar o dia da festa. Com o calendário às mãos, veja qual o melhor dia para celebrar a festa de aniversário e faça uma marcação no dia escolhido para os festejos.

2 – Escolher o local. Pode ser um local alugado ou na própria casa. Pondere se é melhor comemorar o aniversário em um lugar especialmente reservado a festas, ou o mais conveniente seja preparar uma linda festa personalizada em casa.

3 – Os convidados. Quantos e quem? Preencher os convites previamente impressos ou cria-los por sua própria conta. Às crianças agrada muito participar da preparação dos convites e fazê-los chegar aos seus convidados.

4 – Os comes e bebes. Salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos ... Mas, dê atenção especial à torta das velinhas!

5 – As atividades e a decoração. É aconselhável decidi-las e fazê-las com a opinião e ajuda de seus filhos.


O orçamento para a festa fica por conta dos pais, claro. Por essa razão, é importante não ficar sobrecarregado com a questão e preparar uma festa que não precisa de despesas extraordinárias ou grandes projetos. A comemoração deve ser adaptada às possibilidades económicas de cada um e desfrutá-la ao máximo. Lembre-se de que o importante mesmo é que o seu filho e seus convidados se divirtam muito na festa.

festa de criança

Uma festa de aniversário personalizada

Se você optou por um piquenique no campo, escolha o lugar e, em seguida, se localizado longe do centro da cidade, prepare um mapa (pode ser do Googlepara que os convidados possam encontrá-lo. Prepare muitos e variados petiscos, algo para o aperitivo, e alguns chocolates e doces para a sobremesa, e não se esqueça as bebidas. Você vai precisar de uma caixa térmica para mantê-los frio. E outra coisa: lembre-se que os pais também irão participar do evento. É bom que haja uma infraestrutura, mesmo muito simples, com toalete e algumas coberturas para o caso de cair alguma chuva inesperada.

Para entreter as crianças, leva cordas para que eles possam saltar, e propor alguns jogos apropriados para o campo. Se houver uma piscina próximo, você pode usá-la para promover um banho muito divertido, mas primeiro lembre-se de notificar as famílias para trazerem roupas de banho, toalhas, chinelos, protetor solar e uma muda de roupa. Lembre-se de que, depois de passar um bom tempo brincando na piscina, o apetite da criançada aumenta muito e nada melhor que um farto lanche com bolo de aniversário para a sobremesa.

Se você escolheu para fazer a comemoração em sua própria casa, o ideal é limitar os convites. É difícil controlar muitas crianças numa casa. Você pode alterar temporariamente a disposição dos móveis em alguns cômodos, para deixar disponível tanto espaço quanto possível. Se, contudo, a festa for realizada em um salão alugado e próprio para essas comemorações, o número de convidados pode ser bem maior e não há preocupações de sua parte quanto ao espaço para brincadeiras.

criancas brincando

As atividades infantis em festa de aniversário

Faça uma lista com seus filhos dos jogos e atividades que poderão fazer no dia da festa. Geralmente, a partir dos 3 anos até os 9, eles gostam muito da dança da cadeira, pintar e colorir, pata cega, corrida no saco etc.

Outra escolha é contratar um serviço profissional de animação para festas de aniversário. Existem muitas ofertas no mercado de animação. Você encontrará palhaços, contadores de contos, mágicos e personagens como Homem Aranha, Super-Homem, fadas etc., que agradam muito às crianças.

Se as crianças são muito pequenas, necessitam de orientação e presença constante. Mas depois de 5 anos melhor deixa-las sozinhas, embora discretamente assistidas com algumas orientações e limites claramente estabelecidos.

diversão infantil