Como organizar uma festa de aniversário para uma criança de 3 anos de idade

aniversario 3 anos

O aniversário dos pequenos é sempre um motivo de muita alegria e diversão para eles, e os pais desejam que a festa seja inesquecível. São vários os detalhes a serem observados para que a festa seja um sucesso sem, logicamente, esgotar o nosso orçamento. Aqui, lhe damos algumas dicas para lhe ajudar a organizar uma festa de aniversário de 3 anos, e que todos os convidados a achem espetacular.

festinha 3 anos

1. Comece por escolher um tema

Sempre existe uma personagem favorita ou um tema especial que agrade muito a seu filho durante essa idade; e nada melhor do que comemorar esse maravilhoso dia de aniversário rodeado das personagens de que tanto ele gosta. Se ele quiser, deixe que se fantasie nesse dia de seu herói favorito como também que participe dizendo qual o tema que deseja que seja sua festa de aniversário de 3 anos.

festa infantil 3 anos

2. A decoração

Para a decoração, você pode contratar um especialista em temas de festa infantil, se você dispõe de dinheiro para isso. Compre balões de várias cores e que combinem com a temática e, junto a sua família e amigos convidados, prepare todo o ambiente, encha os balões e pendure bandeirolas para que tudo fique o mais colorido possível no dia do aniversário.

buffet festa infantil 3 anos

3. Decoração da mesa

A decoração da mesa é fundamental, mas se você quiser economizar um pouco sem comprometer a estética, então, prefira fazê-las de papel. Pratos de papelão maiores e menores sem figuras estampadas, pois são mais econômicos do que os de personagens. Distribua chapeuzinhos cônicos coloridos de papelão para os convidados e faça uma mesa atrativa com muita criatividade. Você pode pensar em investir mais no bolo decorado, no que vai as velinhas de aniversário. Lembre-se de que o bolo de aniversário deve estar de acordo com o tema da festa, que é de 3 anos. Dessa maneira, você terá uma mesa chamativa sem gastar muito.

comida festa infantil 3 anos

4. Comida para a festa

A comida para uma festa de aniversário de 3 anos pode ser, inteiramente, preparada em sua própria casa, incluindo os salgadinhos e doces de que a meninada mais goste e que já se tornaram um estilo nas festas infantis. Se você planeja fazer a festa de aniversário em um lugar fechado, lembre-se de retirar os sofás e outros móveis que poderão ficar manchados, assim como objetos de decoração que poderão ficar danificados.

atividades festa infantil 3 anos

5. Diversão para festa infantil

Para as crianças, o principal em uma festa de aniversário infantil de 3 anos é a diversão. Por isso, o ideal e que você tenha um espaço aberto para que as crianças possam correr, brincar e passar bons momentos. Lembre-se das clássicas brincadeiras para esse tipo de comemoração. Em vez de contratar um animador de festa infantil, você pode recorrer a uma amiga, prima ou irmã, que tenha algum carisma para divertir as crianças e fazê-las passar momentos divertidos. E, se você ou alguma amiga, tenham o dom de pintar, pode-se armar uma brincadeira de pintar os rostos e cabelos da criançada com tintas na forma spray inofensivas e especiais para isso.

brinquedo infantil 3 anos

6. Brinquedos para distrair a criançada

Devem ser feitas alegres competições com prêmios e recompensas para os vencedores, mas para esses prêmios não é necessário gastar uma fortuna. As lojas de brinquedos e artigos infantis oferecem muitas opções econômicas para isso. Lembre-se de ter, pelo menos, um prêmio para cada jogo que você pretenda fazer. Em uma festa de aniversário de 3 anos, essas atividades são uma boa pedida.

fura balão

7. Cabra cega ou fura-balão

Um investimento acertado para comemorar a festa de aniversário de criança de 3 anos é comprar um grande balão de festa , onde serão colocadas várias lembrancinhas as quais cairão espalhadas ao chão depois que o balão for estourado ou furado. As crianças gostam demais de competir, ajuntando para si o maior número possível de brinquedos e lembrancinhas de aniversário que caíram no chão ao romper do balão. Você pode, ainda, fazer a brincadeira do quebra-pote, mas deve tomar os indispensáveis cuidados, pois é uma brincadeira muito perigosa, porém, convenhamos, é muito divertida. Pendura-se numa corda (no alto) um pote de barro com muitos doces, bombons, balas, pequenos brinquedos e lembrancinhas diversas dentro dele. O aniversariante, depois de ter seus olhos vendados pela mãe ou pelo pai, quebrará o pote com um bastão ou uma vara de madeira que seja forte o suficiente para essa tarefa. Para complicar a situação da criança, que irá quebrar o pote, ela poderá ser girada umas poucas vezes para se sentir um pouco tonta e desorientada. A criançada, em volta, à uma distância segura, pode gritar tanto orientando-a para encontrar o pote, tanto para confundi-la. Quando o pote é quebrado, todo mundo corre para pegar as coisas que ele continha, como também a criança aniversariante que o quebrou, depois de retirar a venda de seus olhos, é claro.

lembrança de aniversário

8. Lembrancinha com guloseimas

Para as lembrancinha com guloseimas e brinquedinhos, que se entrega a cada criança convidada ao final da festa de aniversário, você pode escolher papéis coloridos e com eles preparar as bolsinhas. As bolsinhas podem conter detalhes simples para os meninos e as meninas como as cores azul e rosa, por exemplo, e deixá-las perto da mesa do bolo de aniversário. Essas bolsinhas servirão, também, como elementos decorativos.

decoracao de aniversário

9. Criatividade

Preparar a festa de aniversário de uma criança de 3 anos exige, sobretudo criatividade, se se deseja gastar pouco. Por exemplo, ao combinar cores, você pode criar o ambiente desejado. Se a temática da festa são princesas, não devem existir apenas princesas, mas na decoração deve predominar a cor rosa, por exemplo. Se o menino quer uma festa com o tema dinossauro, a cor verde será uma grande aliada. Se você possui relativa habilidade manual, pode buscar, na internet, desenhos e sugestões diversas e fazer as personagens decorativas. Você investirá algum tempo, certamente, mas economizará um bom dinheiro.

salgadinhos de aniversário

10. Os pais dos convidados

E para os pais dos convidados que comparecerem à festa de aniversário de seu filho, você pode preparar para eles algumas coisas simples para degustar como uma tábua de frios com molhos, mas nada muito caprichado. Lembre-se de que os protagonistas desse dia são as crianças e não os adultos.