Primeiro aninho

Uma comemoração perfeita

aniversário de crianca de 1 ano

Parece que foi ontem quanto começaram as contrações e você beijou seu bebê pela primeira vez. Porém, já passou um ano. Nesta página lhe damos algumas dicas para comemorar o primeiro aniversário de seu bebê. Uma data que, certamente, será muito especial para os adultos que comparecerem à festa como também às crianças maiores que lá estiverem. Para seu bebê, a curtição poderá ser sorrir para a foto e vê-la quando for maior, mas não se recordará de nada, é lógico. Entretanto, você se recordará com muito carinho. Não é mesmo?

A quem convidar para o aniversário de 1 ano

festa de 1 anoSeu bebê está numa etapa que exige atenção personalizada e constante. Talvez ele se sinta um pouco assustando em lugares movimentados e com pessoas estranhas. Além disso, embora ele goste de estar com outras crianças, ainda não entende muito bem como brincar com elas. Esses fatores fazem que alguns pais preferem comemorar o primeiro aninho do bebê com poucos convidados e, naturalmente, sem fazer muita despesa. Outras famílias, no entanto, preferem fazer uma grande comemoração, com muitos convidados.

Se você pertence a esse último grupo, tenha em conta que seu bebê poderá sentir-se sobre estimulado pela agitação da festa e talvez manifeste alguma irritação. Você conhece seu bebê melhor do que ninguém e pode ter uma ideia de como ele reagirá em um encontro festivo muito concorrido e ruidoso. Se ele é muito sensível ao ruído e à gente desconhecida, cuide de que passe a maior parte do tempo em sua companhia; e permita-lhe tirar um cochilo ou brincar mais tranquilamente em seu quarto, se você o notar um pouco agitado.

Consulte outros pais sobre como foram suas experiências ao comemorar o primeiro aniversário de seus filhos.

Quanto gastar na festa de 1 aninho

primeiro aniversárioO gasto dependerá, principalmente, do número de convidados e, também, do tipo de comida que você queira servir. Se você planeja uma festa temática com pratos combinados com arranjos e decorações, você vai pagar um pouco mais do que se você usar materiais simples para decorar. Note que a comida é o item que normalmente eleva mais os custos, seguido de decorações e bolo.

Não se preocupe se não pode gastar muito. O que importa e que você e seus convidados passem bons momentos juntos, festejando.

A ocasião certa para comemoração

festa de primeiro aniversárioTalvez seu bebê ainda durma muito. Assim, cuide que a festa seja em uma hora que ele esteja acordado, mas se ele estiver dormindo no horário que você marcou, que todos esperem um pouquinho mais, porém não o acorde à força, porque isso só o deixará irritado. Coloque em você um chapeuzinho da festa e tire umas fotos com os presentes que ele recebeu em sua volta. Assim, distraia seus convidados com brincadeiras, mas deixe seu bebê dormir à vontade. Mas adiante, ao você ver as fotos, essas brincadeiras lhe causarão muitos risos. Tenha certeza de que os adultos que estiverem na festa passarão alegres momentos de família ao redor da mesa; e o bebê despertará tranquilo e sorridente para soprar a velinha de seu lindo bolo de aniversário.

O lugar adequado

aniversário de 1 anoÉ bem provável que o ambiente mais apropriado para a festa de primeiro aniversário de seu bebê seja a sua própria casa, onde ele se sente com a família em sua volta e inteiramente seguro. Um salão de festas poderia ser um gasto excessivo e seu bebê não iria desfrutá-lo tanto. Entretanto, se você convidou muitas crianças, talvez seja essa a escolha mais acertada. Se sua casa não tem o espaço suficiente para a festa que você deseja realizar, procure, então, fazê-la em um salão ou no jardim de algum familiar que lhe empreste para esse momento.

O tema da festa de aniversário de 1 ano

tema festa 1 anoNem ao seu bebê, tampouco aos convidados de sua idade o tema da festa terá alguma importância. Uns copos e pratos de plásticos de cores alegres podem bastar. Ainda que você tenha a ilusão de usar decoração de acordo com algum personagem infantil do momento, nenhum mal há nisso. Tenha em conta que, se fizer assim, será mais para efeito das fotos do que pela verdadeira apreciação que seu filho terá na decoração nessa idade.

A comida para festa

comida de festaNão se preocupe tanto com a comida. Você também tem que aproveitar a festa. Os salgadinhos, alimentos que se pode pegar com os dedos, servem muito bem tanto para crianças como para adultos. As crianças comem e não param de brincar. Alguns bebês de um ano têm dentes, outros não. Dessa maneira, você deve pensar na comida para ambos. Você pode preparar uns mini sanduíches com queijo e pão muito macio, cubos de queijo, macarrão cozido tipo espiral, pequenas frutas cortadas e iogurtes.

As crianças pequenas, provavelmente, comerão muito pouco. E isso indica que você deve pensar mais em variedade e não em quantidade. Evite servir castanhas, pipocas, uvas passas, marshmallows (machimelo) e outros alimentos que apresentam perigo de asfixia para crianças pequenas. Quanto a bebidas, é boa ideia ter água, leite e sucos de frutas diluídos para crianças e água mineral e alguns refrigerantes para adultos.

O bolo é importante. Os bolos servidos em pequenas fatias e acondicionados em saquinhos ou copinhos com colherzinha de plástico evitam a confusão de andar com uma faca entre as crianças e de usar pratos. Cada convidado, e seu bebê também poderão saborear os seus salgadinhos e comê-los em um guardanapo. Se você quer que o bolo seja decorado com o nome do seu filho você tem que providenciar isso com alguns dias de antecedência, e ao cantar " Parabéns Pra Você " não se esqueça de estar perto de seu filho, porque é possível que ele tenha mais interesse em pegar a velinha do que soprá-la. Encarregue alguém de tirar fotos da festa para você ficar com muitas recordações desse dia tão feliz.

Atividades e brincadeiras em festas infantis

brinquedos no aniversario infantilAs brincadeiras são muito importantes para os pequenos. Mais uma vez, o seu bebé vai aproveitar o momento, mas não vai se lembrar; por isso, se você está planejando algumas atividades divertidas, é melhor que sejam apropriadas para a maioria das crianças presentes, geralmente, com mais idade.

Nessa idade, as crianças exigem muita atenção, se a brincadeira for com balões. Se perfurados podem assustar as crianças de 1 ano e os pedaços dos balões desinflados e deixados no chão é um risco de asfixia para bebês que estejam engatinhando. Se você decidir usar balões em sua festa, você tem que estar ciente de pegar, rapidamente, os pedaços de qualquer balão que cair ao chão.

Escolha e não deixe faltar música infantil bem animada e ajude o seu bebé a abrir os presentes. Provavelmente, ela vai gostar mais das embalagens e fitas do que dos presentes, mas é um grande momento para tirar fotos.

Sacolinha de guloseimas como lembrancinha de aniversário

lembrancinha de aniversario infantilNessa idade, não é aconselhável dar sacos de doces como lembrancinha do aniversário, para as crianças. Se você quiser dar algo para os pequenos como lembrança, talvez seja melhor dar-lhes um livro de colorir por exemplo.

Alguns pais com clima muito festivo, preparam sacos de doces picantes para adultos como agradecimento por ter passado a tarde em uma festa infantil.

Alguns lembretes importantes para festa de aniversário infantil

• Prepare um lugar para troca de fraldas dos bebês convidados.

• Deixe fora do alcance das crianças os objetos decorativos de valor de sua casa, principalmente os que se podem rasgar ou quebrar.

• Instale portas de bloqueio nas escadas.

• Mantenha os animais de estimação em lugar isolado da festa.

• Para que você aproveite mais e fique relaxado, arranje alguém para filmar ou tirar as fotos.