Como organizar um buffet para festas em nossa casa

buffet nossa casa
A união da boa vontade ao bom gosto é o tempero perfeito da boa comida.

Em um buffet, o convidado serve-se a si próprio. Uma das vantagens dos eventos com esse tipo de serviço é que é possível ao convidado mover-se com liberdade e sentar-se onde quiser.

Sugestões para organizar um buffet – distribuição, decoração e menu

buffet na nossa casaEm um evento com buffet em nossa casa, tem-se a vantagem de poder convidar a um número maior de pessoas do que aquele que poderiam sentar-se a uma única mesa, contudo é necessário levar em conta o espaço disponível em casa, já que cada pessoa deve contar com um lugar para sentar-se comodamente, colocar seu prato e seu copo.

Como preparar o lugar e as mesas para um serviço de buffet

servico de buffet em nossa_casaÉ necessário preparar espaços relativamente amplos para que todo mundo possa sentir-se bem e circular comodamente, sem ter que desviar de obstáculos enquanto caminha com o prato nas mãos para ir ao buffet e dele vir. Deve-se cuidar para que haja várias lixeiras distribuídas pelo local da nossa casa.

Os elementos indispensáveis para um buffet consiste em manter para a mesa principal como também para as acessórias guardanapos, um prato pequeno e outro maior para cada convidado, talheres e copos suficientes. É sempre bom contar com algumas peças de reposição; já que, em caso de pequenos acidentes, muito frequente neste tipo de serviço em eventos festivos, você poderá fazer uso delas.

A mesa deve ficar em um lugar acessível para todos. O ideal seria coloca-la no centro do recinto para que os convidados possam circular livremente ao seu redor, de modo que um não atrapalhe o outro. Outra maneira de apresentar a mesa de buffet em nossa casa, seria coloca-la junto a parede. Sendo assim, deve-se circular da esquerda para a direita ou vice-versa, e o tamanho da mesa, logicamente, será maior do que aquela que estivesse no centro do ambiente.

Os pratos, talheres e guardanapos devem ser colocados em uma das extremidades da mesa ou, melhor ainda, em uma mesa menor adjacente à mesa principal. Outra ideia muito boa é colocar várias mesas com as comidas, isso facilitará o acesso às iguarias servidas como também se evita que todos se concentrem no mesmo local na hora de servir-se.



Como escolher o menu do buffet

buffet em casa• Os pratos que acompanham este tipo de serviço devem ser tentadores. É conveniente preparar um prato principal e dispô-lo em uma travessa grande, evitando alimentos com sementes, ossos e espinhas; e, ainda, uma série de pratos complementares como legumes, frutas, sanduíches, pastéis, pizza em pedaços, tortas e sobremesas.

• No momento de escolher o menu, o melhor é que todos os alimentos possam ser consumidos com um único conjunto composto de prato e talheres, exceto a sobremesa. Desse modo, será mais fácil saborear a comida. Afinal, estamos em um buffet em nossa casa!

• Algo para se levar muito em conta é que os convidados, ao terminar seu prato, jamais deverão ir à cozinha, por isso, deve-se colocar mais uma mesa em um ponto do ambiente, a fim de que cada convidado deposite ali seu prato depois de satisfazer-se com a refeição.

• Se você decidir colocar buffet em pé (aquele em que os convidados comem em pé), faça-o com menos rigor, colocando banquetas ou cadeiras para que seus convidados, ao menos possam sentar-se. E o mais importante em um buffet em pé é o fato de que somente se serve comida que dispense o uso de faca, pois seria muito desconfortante cortar alimento nessas condições.

• É fundamental manter-se a boa ordem, para isso se deve contar com auxiliares, que vão retirando pratos e talheres usados por seus convidados depois de se satisfazerem.

• As entradas e as bebidas devem ser servidas tão logo cheguem os convidados à nossa casa. Outra escolha de procedimento que você poderá adotar é oferecer, imediatamente, a cada convidado, logo à sua chegada, um copo com a bebida principal da festa e uns aperitivos. Isso dará a impressão a eles do quanto você os considera e como estão sendo muito bem recebidos.

Decoração da mesa do buffet

decoracao de buffet• Uma boa opção é colocar ao centro da mesa um cestinho com arranjo de flores naturais ou secas. Outra ideia muito elegante é colocar flores em copos de conhaque ou dispor cestas com frutas ao lado de vistosos candelabros.

• Em um buffet em nossa casa, como dissemos no início deste artigo, os convidados costumam servir-se a si próprios. O único problema que pode ocorrer é relativo à ordem. Daí a necessidade de que a mesa esteja convenientemente disposta e que as bandejas indiquem, por si sós, a ordem da comida.

• De qualquer maneira, os convidados podem sentar-se onde quiserem, fazer grupos ou ficar em é. O anfitrião, entretanto, deve estar permanentemente atento ao momento de repor o buffet com mais comida as quais já devem estar preparadas na cozinha; e, também, de cuidar para que todos os convidados tenham bebida.