5 CHAVES PARA SER FELIZ NO CASAMENTO

casal de mãos dadas

Ser feliz no casamento é perfeitamente possível, e a verdade é que uma relação a dois não se acaba assim de um momento para outro, é um processo que começa desde o dial em que deixamos de fazer certas coisas e começamos a fazer outras que são as que nos levam ao término do relacionamento. É por isso que, em continuação, dar-lhe-ei 5 chaves superimportantes para levar uma vida plena, feliz e satisfatória no casamento.

5 chaves para a felicidade no casamento

1) Evitem discussões tóxicas

É muito importante aprender a discutir, e manter o autocontrole nas discussões, porque disso dependerá, em grande parte, do futuro da relação.

Para começar, é muito importante que você tenha claro que as discussões fazem parte da vida de um casal, porque a verdade é que os cônjuges não podem estar de acordo entre si em tudo. A situação radicaliza quando se discute de forma ofensiva, agressiva, quando se joga culpas, recriminações, ou quando algum tem dificuldade para criar intimidade com o outro, e esses tipos de atitudes só servem para deteriorar o relacionamento de um casal.

Ao contrário, quando se discute de forma tranquila, calma e respeitosa; aí sim, isso faz que a relação cresça e se fortaleça. E, para um do par, a chave está em pensar e pôr-se no lugar do outro antes de falar, já que isso lhe permitirá atuar com amor, em vez de reagir com raiva.

“O amor é como a Lua. Quando não está crescendo, está minguando.” (autor desconhecido)

E, se for o caso de ambos estarem muito alterados, tome a iniciativa e levante a bandeira branca, peça ao seu cônjuge um tempo curto para se acalmar, e assim você dará tempo, também, para que o outro se acalme. E logo, já ambos calmos, podem recuperar a discussão e falar de forma tranquila, procurando esclarecer o assunto e solucionando-o, tendo em conta que o outro tem suas razões, que devem ser ouvidas.

Também é importante aceitar a responsabilidade que cada um tem no relacionamento. Recorde-se sempre (como dissemos acima, neste artigo) que o casal não pode estar de acordo em tudo. É lógico que haja conflitos, porém superá-los, une o casal e fortalece a relação.


alianças

2) Aceite as diferenças de seu par

Os casais gastam muita energia, tentando mudar um ao outro. Por favor, deixe de criticar, reprovar ou tentar que o seu par seja como você quer; e, pelo contrário, aceite seu parceiro(a) com seus defeitos e virtudes, com seus erros e detalhes, sejam lá os que forem. E passe a interessar-se em conhecer melhor a outra pessoa, para entendê-la e aceitá-la, e você verá que a sua percepção e a sua relação irão melhorar muito.

Converta-se em seu cúmplice, em seu melhor amigo, satisfaça seus caprichos às vezes sem sentido, partilhe seus sonhos, sucessos e fracassos sem julgamento nem atribuindo culpa.



3) Conviva em harmonia

A chave para manter uma convivência com êxito é a comunicação. Em vez de guardar, por dentro, aquilo de que você não gosta e do que gosta, expresse-o ao seu par.

A comunicação e o respeito pelo outro é o que determinará as condições para conviver em harmonia. Caso contrário, a convivência ficará saturada.

Fale. Mas, acima de tudo, escute. Interesse-se sinceramente pelo seu cônjuge e em suas coisas; e, sobretudo, respeite seus hábitos, a forma de agir e fazer as coisas.



harmonia

4) Desfrute do sexo

O sexo é um momento de união, que trata não somente de um encontro físico; senão também, emocional. Por isso, trata-se de um aspecto que deverá cuidar como qualquer outro na relação. E a chave para desfrutar do sexo com a outra pessoa é a criatividade e a comunicação.

Criatividade para quebrar a rotina e fazer que o sexo seja sempre interessante e surpreendente, vital, que lhe seja convidativo, que incite você e a outra pessoa a jogar, a imaginar.

Para começar, pode, de vez em quando, surpreender o seu cônjuge com algo inesperado. Atrever-se a fazer algo novo que dê ao momento um toque de renovo à relação e, sobretudo, que contribua para o fortalecimento da união.

Comunique-se para expressar o que deseja e, assim também, você possa desfrutar do sexo. Estou com toda a convicção que o seu par ficará encantado em conhecer cada detalhe de seus interesses e, melhor ainda, satisfazer-lhe.



5) Mantenha expectativas sãs

Uma das coisas que leva ao fracasso a relação de um casal é o excesso e falsas expectativas. Tudo que se deseja é que a relação seja romântica, emocional e sexualmente plena, buscando segurança, apoio econômico, filhos. Espera-se que ele ou ela seja nosso melhor amigo, amante e confidente.

Assim, em vez de esperar de seu par os comportamentos que foram apresentados aqui, ou pior, esperar que seja perfeito, proceda de modo diferente – comece a ser realista e seja somente aquilo que você é, uma vez que das altas e falsas expectativas aparece a decepção. Dessa maneira, seja mais tolerante e aprenda a querer-se mais a si mesmo e ao outro.

Desde agora, convido-lhe a aplicar essas 5 chaves, para que sua vida no casamento seja uma grande aventura e uma doce experiência que lhe faça feliz, e avive sempre as chamas do amor que dá e recebe.


FIM