TRÊS FORMAS DE DEMONSTRAR O AMOR VERDADEIRO

amor verdadeiro

Amor verdadeiro, esse sentimento de que todos necessitamos receber, mas que, muitas vezes, não o sabemos dar; seja porque não se conhece exatamente o que ele é, seja porque temos um conceito errôneo do que ele é. Por isso, no decorrer deste artigo, compartilharei com você o que é o amor verdadeiro e, além disso, revelarei a você as 3 formas infalíveis para dar amor verdadeiro; e, por sua vez, recebê-lo também.

A realidade é que, hoje em dia, bastantes pessoas associam o sentimento de amor verdadeiro a sofrimento, insegurança e desassossego, e isso acontece simplesmente porque seu conceito de amor verdadeiro é totalmente equivocado. Creem que amor verdadeiro é controlar ou apegar-se exageradamente ao cônjuge, aos filhos ou, pior ainda, às coisas. E, também, acreditam que amor verdadeiro é somente presentear coisas materiais à pessoa que se julga amar.

“Não chames amor ao apego que tens a uma pessoa, porque o amor é livre, desinteressado e incondicional.” (Bernabé Tierno)

É triste ver que o que muitos chamam amor não é nada mais do que apego, causa principal de seus sofrimentos, e isso o podemos ver em mães e pais que sofrem com seus filhos; casais de namorados que tentam controlar um ao outro por todos os meios; pessoas que sofrem por amizade, entre outros casos, e tudo isso por não saber dar amor verdadeiro, amor incondicional.

Há algo muito importante que você tem que ter muito claro, o qual é: "tentar mudar outra pessoa não é amar". Pensar que você sabe o que é melhor para outra pessoa adulta não é amar. Pensar que você tem razão e a outra pessoa está errada não é amar. Criticar, culpar, queixar-se, encontrar defeitos na outra pessoa não é amar.

Amar é demonstrar amor verdadeiro, e o amor verdadeiro é livre, desinteressado e incondicional. É aquele amor que só deseja a felicidade à pessoa amada, esteja ela onde estiver, não importa a distância, os obstáculos, as diferenças, ou as mais adversas circunstâncias. O amor verdadeiro é aquele que nos inunda de paz, força e energia.

amor no tempo

Um maravilhoso exemplo do que significa dar amor verdadeiro é o que nos demonstram os animais, em especial os cachorros, que de forma incondicional estão sempre a nosso lado, brindando-nos com sua companhia, seu carinho e sua alegria. Eles são um claro exemplo do que significa amar de verdade e de modo incondicional.

A boa notícia é que há uma forma de comprovar se você está dando amor verdadeiro em suas relações ou não. Se a relação com seus pais, amigos, cônjuge, namorado, ou companheiros de trabalho é fantástica e lhe faz sentir-se bem, significa que você está dando mais amor e gratidão do que negatividade. Do contrário, se alguma dessas relações torna-se difícil ou impossível, significa que você está dando mais negatividade do que amor.

Seja qual for a sua situação, em continuação, partilharei com você três formas de dar amor verdadeiro. Se suas relações andam mal, essas dicas lhe servirão para melhorá-las; e, se estão bem, elas igualmente lhe servirão para fortalecer seus relacionamentos.

Três formas de dar amor verdadeiro

1. Dê amor verdadeiro por meio da aceitação

Deixe de julgar ou tentar trocar o modo de ser das pessoas e, pelo contrário, aceite-as tal e como são, pelo que elas fazem. Aceite suas fraquezas, seus pontos fortes, suas decisões, sua forma de ser, seus gostos, sua personalidade, aceite que elas vivam a vida que decidiram viver.

Lembre-se de que o amor incondicional significa que aceitamos os demais. Não quero dizer que devamos estar sempre de acordo com eles, que devamos os ver perfeitos ou que achemos que eles não cometem erros. E é exatamente aqui onde mais atua o amor, já que o amor verdadeiro consiste em superar esses erros, desculpando, perdoando e seguindo adiante.


sentimento

2. Ame aos demais

Em vez de distribuir negatividade às demais pessoas de seus relacionamentos, com críticas, mal humor, impaciência, ou qualquer outro sentimento negativo; comece a amá-las, atuando com amor, por meio de sua amabilidade, ânimo, apoio, gratidão ou qualquer outro bom sentimento.


3. Agradeça o amor que recebe

Em vez de focalizar o que as outras pessoas deixam de fazer por você, isto é, no negativo; pelo contrário, concentre-se no lado positivo que lhe dedicam, sejam algumas palavras de ânimo, uma ajuda, e demonstre gratidão, já que o reconhecimento e a gratidão são nobres formas de amar e, além disso, esse hábito fará que tudo o que há de bom em sua vida se multiplique.

O mais maravilhoso ao se dar amor verdadeiro, é que o recebemos de volta multiplicado. Ao dar amor, inundarás de amor todas as outras áreas de sua vida, incluídas a de sua saúde, a de suas economias, a de seu trabalho etc.

Me despeço, reiterando a mensagem acima e repetindo o que, ao longo da história, nos disseram grandes seres como Lao Tzu, Buda, e muitos pensadores espiritualistas, que é: “Ame! Porém, ame de verdade. Ame de forma incondicional.”


FIM